Muitas vezes pensamos que aqueles que sofrem de ansiedade precisam ser acalmados, mas eles apenas querem se sentir entendidos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Muitas vezes pensamos que aqueles que…
Um verdadeiro homem nunca faz a sua companheira sofrer, mas a ama e faz de tudo para protegê-la Este cachorro com uniforme de varredor de rua acompanha seu dono no trabalho todos os dias

Muitas vezes pensamos que aqueles que sofrem de ansiedade precisam ser acalmados, mas eles apenas querem se sentir entendidos

Por Roberta Freitas
17.035
Advertisement

Qualquer pessoa pode experimentar sentimentos de ansiedade ao lidar com situações difíceis ou momentos de estresse, no entanto, na maioria dos casos, tudo passa e é superado sem grandes problemas. Por outro lado, as pessoas ansiosas vivem essa condição constantemente, em um estado contínuo de alarme e mal-estar que dificilmente pode ser entendido por quem as rodeia. Sofrer de ansiedade não é simplesmente sentir-se "nervoso", mas é uma luta interna que se repete todos os dias.

image: Max Pixel

As manifestações de agitação são frequentemente confusas, diminuídas ou ignoradas por completo, porque consideradas substancialmente um exagero de um problema que na realidade não existe. Geralmente, na frente de um indivíduo claramente ansioso, as pessoas reagem dizendo para ele "se acalmar", como se o sujeito em questão tivesse uma escolha e bastasse simplesmente querer.

A pergunta é muito mais complexa do que pensamos, e se o ansioso tivesse controle sobre o que acontece com ele, com certeza ele faria qualquer coisa para parar de se sentir doente, se ser tão vulnerável emocionalmente e inseguro. Além disso, não ser capaz de dominar as próprias emoções faz com que aqueles que sofrem de ansiedade se sintam ainda mais frustrados, anormais e sob o sentimento de culpa por não conseguirem sair.

image: Pxhere

O que uma pessoa ansiosa realmente precisa é ser entendido, apoiado e saber que aqueles à sua volta, sejam familiares, amigos ou parceiros, estão lá para ouvir sem julgar. Estar ciente de não estar sozinho diante dos demônios internos é de grande conforto e é o primeiro passo para uma possível recuperação.

Entre as coisas mais úteis que você pode fazer para ajudar aqueles que sofrem de ansiedade é descobrir sobre o distúrbio, tentando realmente entender o que é, livrar-se de falsos mitos e preconceitos. Conhecer o problema é uma boa maneira de desenvolver empatia e ser verdadeiramente solidário com aqueles que diariamente tentam superá-lo e fazer com que eles voltem a desfrutar de uma vida pacífica, finalmente, sem angústia e medo.

Tags: SaúdePsicologia
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado