7 sintomas comuns que podem estar ligados ao hipotiroidismo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
7 sintomas comuns que podem estar ligados…
Pedem a ela para se fantasiar do seu super-herói preferido e a menina se veste como seu pai Um entregador limpa a neve do jardim de uma mulher depois de saber que ela tinha ficado viúva há pouco

7 sintomas comuns que podem estar ligados ao hipotiroidismo

Por Roberta Freitas
20.192
Advertisement

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na frente da traqueia. Graças aos hormônios da tireoide, produzidos por ela após a estimulação da glândula pituitária ou hipófise, a tireoide regula as reações químicas que ocorrem por todo o corpo e, se o nível dos hormônios for muito baixo, - uma condição chamada de hipotireoidismo - os processos metabólicos ficam muito mais lentos.

No estágio inicial, o hipotireoidismo não mostra sintomas óbvios mas, a longo prazo, pode causar problemas de saúde. Por esse motivo, é bom conhecer os primeiros sinais para decidir se aprofundar com alguns exames.

Lembramos que este artigo foi escrito apenas para fins informativos: evite o autodiagnóstico e tratamentos, se você tiver algum sintoma específico, entre em contato sempre com um especialista!

10 sinais e sintomas que podem indicar hipotiroidismo

1. Cansaço anormal. Os hormônios da tireoide são como o combustível do corpo; portanto, o sintoma mais comum de sua deficiência é um constante sentimento de cansaço, mesmo depois de dormir por várias horas. Não estamos falando de um cansaço passageiro, talvez devido a um período pesado, mas da sensação persistente de não ter mais energia. Nesse caso, é bom conversar sobre isso com seu médico.
2. Ganho de peso. O hipotireoidismo pode causar absorção excessiva da gordura contida nos alimentos, o que combinado com a tendência ao repouso levará ao ganho de peso. Se você ganhar peso anormal apesar de se exercitar e comer bem, converse com seu médico sobre isso.
3. Sensação de frio. Como consequência do fato das calorias não serem queimadas, o corpo de uma pessoa com hipotireoidismo tende a perceber muito mais o frio, mesmo quando os outros ao redor estão totalmente à vontade.

4. Dores musculares. Paralelamente à fadiga, o hipotireoidismo pode levar a um enfraquecimento substancial dos músculos e a sensações de dor e cãibras, não justificadas pela atividade física recente.
5. Perda de cabelo. O hipotireoidismo afeta principalmente as células que apresentam uma rotatividade e desenvolvimento muito rápidos, como o cabelo. Se o hormônio estiver baixo, eles podem cair ou deteriorar-se consideravelmente.
6. Depressão e mau humor. Depressão, ansiedade e sensação geral de desconforto podem ser sintomas relacionados ao hipotireoidismo, provavelmente também como consequência do esgotamento físico.
7. Outros sintomas genéricos e menos reconhecíveis são: pele seca, prisão de ventre, problemas de memória.


Se um ou mais sintomas como esses forem registrados, obviamente não relacionados a uma mudança na dieta ou no estilo de vida, é bom conversar com o médico para avaliar um estudo mais aprofundado.

Tags: ÚteisSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado