Bolo de ricota: as etapas para prepará-lo em casa com apenas 3 ingredientes e sem o uso de farinha - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Bolo de ricota: as etapas para prepará-lo…
Uma menina de 15 anos pedalou 1000 km para encontrar o pai doente, que ficou sem emprego devido ao bloqueio Um homem constrói uma mini-casa para uma mulher sem-teto que dormia na rua no seu bairro

Bolo de ricota: as etapas para prepará-lo em casa com apenas 3 ingredientes e sem o uso de farinha

Por Roberta Freitas
1.531
Advertisement

Entre as receitas doces mais amadas e deliciosas do Mediterrâneo, o bolo de ricota tem suas raízes na mitologia grega: a primeira documentação que temos deste queijo fresco deriva diretamente da Odisseia de Homero, quando é descrita a fuga de Ulisses do ciclope Polifemo, depois que o primeiro tinha ficado encantado com o gosto da ricota que preparava o gigante. Hoje, o bolo de ricota é particularmente famoso na cultura camponesa italiana, e se transformou, ao longo dos séculos, em uma receita gourmet.

A receita simples e saborosa que vamos mostrar hoje é a da Cassola, um bolo de ricota típico da tradição judaico-romana; sem farinha, apenas com ovos, açúcar e ricota, é claro. Aqui estão os ingredientes que você irá precisar:

  • ovos frescos inteiros, 3
  • açúcar, 110 g
  • ricota de ovelha, 500 g

Ligue o forno a 180° C, depois unte e enfarinhe uma forma de bolo de cerca de 20 centímetros; pegue uma tigela e comece a misturar a ricota até que se transforme em uma mistura grossa e cremosa; adicione o açúcar e misture com a batedeira. Depois, um de cada vez, adicione os 3 ovos, misture tudo até obter uma mistura suave e muito fluida.

Transfira a mistura para a forma e deixe cozinhar no forno por cerca de uma hora; você notará que o bolo inchará primeiro e depois irá abaixar um pouco quando estiver assado. Retire, deixe esfriar e depois coloque por cima os ingredientes que você preferir: do açúcar de confeiteiro a uma camada de damascos ou laranjas.

Se você não comer todo o bolo, lembre-se de que ele pode ficar na geladeira por no máximo 5 dias, mas temos certeza de que você causará uma ótima impressão aos seus convidados e dificilmente eles não irão devorar tudo na mesma hora!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado