As crianças devem brincar ao ar livre MESMO quando está frio... Palavra de um pediatra - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As crianças devem brincar ao ar livre…
Uma empresa resolveu dar 6 dias de férias para os funcionários que não fumavam para compensar as pausas que os fumantes faziam durante o ano Depois da morte de seu dono o cachorro se recusava a comer: durante o funeral acontece algo

As crianças devem brincar ao ar livre MESMO quando está frio... Palavra de um pediatra

649
Advertisement

"Não pegue muito frio que você vai ficar doente!". Quando era criança, quantas vezes você não ouviu essa frase repetida por pais e avós, todos muito apreensivos? Parece, no entanto, que esses medos eram infundados porque ser exposto ao frio não é suficiente para deixar uma pessoa doente. Segundo os pediatras, trancar as crianças dentro da casa só porque as temperaturas são mais baixas não faz sentido, muito pelo contrário, só faria mal para a saúde da criança.

image: Pxhere

O primeiro frio chegou e traz consigo a preocupação ligada às doenças causadas por ele. Na realidade, essa crença não reflete a realidade dos fatos, ou pelo menos não completamente. Por essa razão, se as crianças não estiverem realmente doentes, elas nunca devem passar a tarde dentro de casa. 

Segundo a Dra. Paola Reali, pediatra da Associação Cultural de Pediatras italiana, só o frio não pode deixar uma pessoa doente. Na verdade, seria um legado do passado quando o aquecimento das casas não era adequado, assim como as roupas das crianças. Embora seja verdade que os vírus da gripe encontrem no clima frio um lugar mais adequado, também é verdade que a sua transmissão ao ar livre é muito mais complicada do que dentro de casa, onde se prolifera. Em locais como escolas ou jardins de infância na realidade, as bactérias e os vírus se propagam e são mais facilmente transmissíveis em proximidade.

image: Maxpixel

Estando ao ar livre, uma criança também pode assimilar o máximo de vitamina D, ainda mais durante o inverno, quando há pouca luz solar disponível. Brincar em um parque ou mesmo em uma pracinha também evita que as crianças passem muito tempo diante da televisão e dos videogames: fazer movimentos reduz o risco de sobrepeso e obesidade.

A Dra. Reali, uma das autoras do livro "Poluição e saúde das crianças", também faz questão de salientar que o ar que respiramos dentro da casa não é de melhor qualidade do que o ar que respiramos em uma cidade grande. As substâncias poluidoras também passam através das janelas e se acumulam nos quartos, junto com poluentes internos, como vírus e bactérias. Por esta razão, é importante mudar e fazer circular o ar e é também a razão pela qual aqueles que vivem nas cidades devem sair igualmente, indo para grandes parques ou lugares longe das áreas mais movimentadas.

Por isso, não impeça os seus filhos ou netos de brincarem lá fora, mesmo quando as temperaturas são mais baixas! Claro, lembre-se de tomar as precauções corretas, como o uso de roupas apropriadas.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado