Todos os perigos da mordida de cobra: veja o que fazer... e o que NÃO fazer absolutamente - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Todos os perigos da mordida de cobra:…
Eles chamam a sua gatinha de Duquesa e ela dá à luz a todos os Aristogatos Levem os seus filhos para visitarem os museus: despertem neles a alegria da descoberta

Todos os perigos da mordida de cobra: veja o que fazer... e o que NÃO fazer absolutamente

22 Julho 2019 • Por Roberta Freitas
4.124
Advertisement

A chegada da estação quente nos permite desfrutar plenamente de passeios ao ar livre, onde talvez nos dediquemos mais para explorar a parte da natureza não contaminada que parece tão distante para nós durante o resto do ano. Seja nas montanhas ou em lugares mais quentes, a natureza sempre nos dará emoções incríveis, mas, em ambos os casos, devemos prestar atenção a essas pequenas armadilhas que poderiam estar reservadas para nós. Com a chegada dos meses mais quentes, na verdade, mesmo pequenas cobras despertam, e devemos saber reconhecer das quais devemos aprender a nos defender.

Se quisermos dar um bom passeio pelas montanhas, precisamos conhecer os riscos que envolvem uma mordida de cobra. Antes de mais nada, devemos estar devidamente vestidos para a excursão: meias longas e sapatos até as panturrilhas, bem como calças rigorosamente compridas. Durante a caminhada, é importante fazer barulho, talvez ajudando-se com um bastão, para expulsar quaisquer cobras ou animais potencialmente perigosos para nós. 

Como reconhecer a mordida de uma cobra? Sua mordida é muito reconhecível: consiste em dois sinais separados por cerca de 6-8 mm, circundados por uma substância transparente. O ataque da cobra é mais ou menos grave, dependendo da idade da pessoa, seu peso, seu estado de saúde antes da mordida e também a área do corpo mordido.

Quais são os sintomas? Os primeiros sintomas aparecem imediatamente após a picada: inchaço, eritema, vermelhidão e dor localizada. Outros sintomas, mais graves, podem aparecer após 24 horas: náuseas, vômitos, dores musculares, diarréia, tontura e pressão arterial baixa.

O que fazer depois da mordida? Definitivamente, peça ajuda ou entre em contato diretamente com a sala de emergência, para obter o tratamento médico necessário o mais rápido possível. Se os esforços de socorro demorarem, a primeira coisa a fazer é libertar os membros da pessoa mordida de colares, anéis e pulseiras, para que o inchaço causado pelo veneno não complique as coisas. Mantenha a calma porque o aumento da frequência cardíaca promove maior fluxo sanguíneo e, consequentemente, uma disseminação mais rápida do veneno. A ferida deve ser lavada com peróxido de hidrogênio ou pelo menos com água pura, para eliminar o excesso de veneno.

image: maxpixel

Mas quais são as coisas que devemos evitar no caso de uma picada de cobra?

- Não desinfecte a ferida com desinfectantes à base de álcool ou bebidas alcoólicas! O álcool em contato com veneno pode causar reações altamente tóxicas.

- Não "aperte" a ferida para liberar o veneno.

- Não sugue o veneno.

- Não aperte o membro mordido com um elástico ou cinto.

- Não administre antídotos.

Essas práticas podem ser altamente prejudiciais se colocadas em prática por pessoas inexperientes. Portanto, recomendamos que você entre em contato com a equipe do pronto-socorro imediatamente.

Tags: AnimaisNaturezaÚteis
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado