As férias perfeitas são aquelas que deixam um vazio dentro de você: um psiquiatra explica por que - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As férias perfeitas são aquelas que…
Caminhar é um remédio natural que faz bem para o coração e reduz o estresse Reencontra o seu cachorro depois de 8 anos, a história comovente da dona do chihuahua Maya

As férias perfeitas são aquelas que deixam um vazio dentro de você: um psiquiatra explica por que

993
Advertisement

Liberdade é uma palavra que costumamos usar extensivamente. Muitos de nós estão convencidos de que somos livres, despreocupados, independentes e autossuficientes... Mas será mesmo assim? Temos certeza de que realmente sabemos o que significa ser livre?

Os momentos em que fazemos uma pausa, podem nos ajudar muito a encontrar o verdadeiro e autêntico significado desse belo conceito. Além disso, "férias", segundo suas origens latinas, significa "o que é livre, vazio, nu"...

Mas livre de quê? Primeiro de tudo, dos nossos problemas diários. Então, vamos ver como tirar o máximo proveito desse período de distanciamento, a partir de nossas atitudes e estados mentais.

Tirar umas férias não significa apenas aproveitar as férias acumuladas durante os meses de trabalho e concentrar o descanso nos poucos dias do ano, como querem as convenções sociais. A liberdade é um estado de espírito: portanto, é possível sentir - e sair - de férias, mesmo quando não estamos fisicamente lá.

E não é uma questão de frases ou banalidades. Pense em você mesmo quando estiver de férias: você realmente consegue se sentir 100% livre, ou pelo menos uma pequena parte de você continuamente propõe pensamentos e preocupações decorrentes da vida cotidiana?

Se você não puder "desconectar" completamente, saiba que é normal. No entanto, reconsiderando o conceito de férias em si, podemos dar um impulso saudável ao nosso dia a dia, sem que o "descanso" seja limitado a algumas semanas por ano. Se "férias" significa "vazio", é importante recriar esse vazio dentro de si mesmo.

image: Unsplash

Isso, no entanto, não deve ter um significado negativo: esvaziar-se significa libertar a mente, afugentar pensamentos, não pensar no que nos causa estresse e frustração. Em uma palavra: regenerar. Possível? Sim, através de alguns pequenos passos retirados dos ensinamentos do psiquiatra, filósofo e estudioso italiano Raffaele Morelli.

Segundo o especialista, sempre que precisarmos, podemos sair - mesmo que por pouco tempo - de férias do mundo. A maneira mais fácil de fazer isso é ser guiado um pouco mais pelo inconsciente e menos pelo raciocínio e pelas superestruturas. Perder tempo nisso é fundamental, assim como encontrar-se realizando ações sem um propósito específico. Gestos "automáticos", como rabiscar, olhar o céu e contemplar a natureza: tudo pode esvaziar os pensamentos e elevar a alma.

Viver as pequenas coisas, incluindo os momentos que podemos esculpir para nós mesmos, é um passo fundamental para correr em direção à liberdade e reacender nossos sentidos. E é importante lembrar que, para fazer isso, você não precisa necessariamente estar em uma bela praia, longe de casa. As "férias" estão em cada um de nós, todos os dias do ano: basta saber como encontrá-las. 

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado