Os abusos verbais se manifestam nas formas mais diferentes e podem ser piores que uma violência física

por Roberta Freitas

31 Outubro 2019

Os abusos verbais se manifestam nas formas mais diferentes e podem ser piores que uma violência física
Advertisement

Podemos ser vítima de abuso verbal em diferentes contextos: na família, em um relacionamento, no trabalho e não só. Muitos são os homens e mulheres que, na vida, experimentaram dinâmicas emocionalmente agressivas.

Estamos falando, mais especificamente, de ofensas, ameaças de espancamentos ou atitudes coercitivas, que podem durar por muito tempo. A gravidade desses fenômenos nunca deve ser subestimada, pois as feridas da alma podem ser tão sérias quanto - e mais - do que as do corpo.

via National Coalition Against Domestic Violence

Advertisement
Pxhere

Pxhere

Um osso quebrado, uma vez curado, também se torna mais robusto do que antes. Um coração partido, por outro lado, corre o risco de permanecer para sempre incompleto. As experiências devastadoras vividas como filho ou como parceiro minam profundamente a autoestima e fazem perder a consideração pelo próprio valor e caráter.

Um abuso verbal permanece gravado na memória por um longo tempo, com uma dor que pode acompanhá-lo por toda a vida. O simples fato de ser capaz de lembrar do episódio, de certa forma, traz à vida aquele trauma, renovando o sofrimento.

O choque se enraíza imediatamente e depois encontra sua saída das formas mais díspares. Distúrbios de comportamento, da esfera afetiva, da alimentação, podem ocorrer e nem sempre é fácil rastrear a causa.

A dor deve ser encarada e cuidada. Se você ignorar esse tipo de trauma, corre o risco de ser constantemente vítima dos mesmos padrões tóxicos, ou pior, de se tornar um carrasco. Frequentemente, aqueles com um passado de abusos se tornam agressores, como uma forma de reação ao sofrimento.

Advertisement
Pxhere

Pxhere

E nem sempre é fácil encontrar apoio e compreensão de amigos ou familiares, pois as pessoas são capazes de criar laços mais empáticos com aqueles que têm sofrimento físico. A dor emocional, menos visível e reconhecível, é frequentemente diminuída e subestimada.

A dificuldade ou impossibilidade de receber ajuda das pessoas de nossas vidas também pode levar ao aparecimento de vícios (de drogas, álcool ou jogos), que dão a impressão de proporcionar conforto e alívio, embora temporário, ao estado de desconforto de alguém. Por esses e outros motivos, é essencial reconhecer que você tem um problema e obter a ajuda certa. Somente dessa maneira será possível deixar o abismo e começar a viver de novo plenamente a própria vida.

Advertisement