Não dormir o suficiente faz engordar: é o que diz um estudo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Não dormir o suficiente faz engordar:…
Se uma mãe não é mais útil, então ela fez um bom trabalho A menina desaparecida há dois dias volta para casa sã e salva: o seu pit bull a protegeu dia e noite

Não dormir o suficiente faz engordar: é o que diz um estudo

624
Advertisement

E se a solução para perder peso ou engordar menos simplesmente fosse dormir mais? Dito assim soa quase como afirmar que o segredo para uma silhueta perfeita é o chocolate, mas a realidade é esta: o pouco descanso pode influenciar no ganho de peso. É praticamente sabido por todos como o sono afeta o bem-estar geral, mas poucos sabem que ele também tem uma conexão direta com a capacidade de manter a linha física.

OBS: os conselhos que lhe damos NUNCA podem substituir a opinião de um médico ou os tratamentos farmacológicos que um médico pode receitar para uma patologia específica.

Essa ligação próxima é destacada por um  estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago, coordenado pela Dra. Eva Van Cauter, diretora do Centro de Sono e Metabolismo. De acordo com a pesquisa científica, dormir menos de 7 horas por noite contribui significativamente para aumentar o peso. A razão é que uma quantidade menor de descanso corresponde a um maior apetite durante o dia, porque o corpo tende automaticamente a armazenar mais comida para ficar acordado por mais tempo. O sono é, de fato, uma condição essencial para regular numerosos mecanismos biológicos, tanto mental quanto fisicamente.

Na condição de sono, o metabolismo fica mais lento, permitindo que o corpo consuma menos e otimize suas reservas de energia. Dormir mal e pouco perturba esse ritmo, de modo que o aumento do apetite é uma das muitas maneiras pelas quais a natureza tenta compensar o que falta. Estimou-se que até uma hora a menos de sono do que a média recomendada se traduz em consumo de cerca de 300 calorias extras por dia e 1 kg mais de peso corporal por semana!

Todos os méritos, ou culpa, da diminuição do hormônio da saciedade, enquanto a grelina aumenta o hormônio da fome. Esse pode ser o motivo pelo qual, apesar de tentar eliminar a gordura com o exercício físico, poucos resultados são obtidos. Obviamente, mais sono não é a única coisa a fazer, mas é um bom hábito que deve ser incluído em um estilo de vida saudável, junto uma dieta rica e variada e exercícios físicos.

Para voltar à forma, além de ir na academia ou pedir conselhos a um nutricionista, é melhor desenvolver uma estratégia em colaboração com o seu médico. Na verdade, a chave para tudo poderia ser simplesmente aumentar a qualidade do descanso, restaurando assim o equilíbrio correto do corpo.

Tags: ÚteisBem-estarSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado