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Caminhar 30 minutos por dia é bom para o corpo e a mente: a ciência confirma

Por Roberta Freitas
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Todos nós sabemos que são muitos os pequenos gestos e cuidados diários que devemos sempre tentar colocar em prática para melhorar e garantir uma boa saúde ao longo dos anos. O problema muitas vezes é conseguir conciliar os compromissos do dia a dia com essas necessidades, vencendo talvez a preguiça que nos pega de jeito em alguns momentos e que nos impede de dedicar algum tempo ao nosso bem-estar.

Para todas as pessoas mais sedentárias, no entanto, existe uma maneira simples, mas muito eficaz de manter a forma e prevenir uma série de possíveis problemas físicos. Do que estamos falando? De uma das coisas mais óbvias que fazemos, ou seja, caminhar. Não faltam estudos científicos sobre o assunto, úteis para ter em mente para que a gente compreenda plenamente os benefícios de uma boa caminhada.

via: Healthline
image: Pxhere

Certamente, muitos dos trabalhos que as pessoas desempenham atualmente, graças ao uso massivo da tecnologia, são completamente sedentários e inimigos da boa forma física. Caminhar, porém, é algo que todos, todos os dias, deveriam se obrigar a fazer, inserindo essa atividade na própria rotina. Existem vários estudos médicos e científicos que, ao longo dos anos, analisaram todos os aspectos positivos que uma caminhada acarreta. Todos concordam em um fato: para "ver" esses efeitos na prática, devemos caminhar pelo menos 30 minutos por dia.

Se parece pouco para você, espere até ler o resto do artigo: os efeitos benéficos são enormes, principalmente para quem sofre de doenças específicas ou deseja manter a forma.

1. Caminhar é bom para o coração e pode prevenir doenças cardiológicas e do sistema circulatório

Ataques cardíacos, derrames, problemas circulatórios, colesterol alto: o risco de tudo isso pode ser reduzido com uma caminhada saudável. A atividade aeróbica, de fato, mantém o coração em exercício, regulando tudo o que está ligado a ele.

image: Pixabay

2. Fortalece os músculos, regula o peso corporal e dá energia

Se parece excessivo para você, tente acreditar: um passeio ao ar livre, mesmo caminhando por apenas 30 minutos ou mais, é realmente uma panacéia para a saúde. Os músculos - especialmente os das pernas, abdômen e nádegas - são ativados e se tonificam; caminhando queimamos calorias e gordura e, portanto, podemos perder peso. Além disso, se caminharmos pela manhã, os efeitos sobre a energia de todo o dia serão evidentes: nos sentiremos muito mais "energizados".

3. Caminhando diariamente, podemos dormir melhor e reduzir o risco de diabetes, câncer e doenças ósseas

Aqueles que conseguem manter uma rotina de caminhada diária por pelo menos 30 minutos também têm o sono melhorado. Ao queimar energias, ficaremos simplesmente mais "cansados" e, em muitos casos, poderemos dormir mais profundamente. Sem falar que a caminhada reduz os níveis de açúcar no sangue e fortalece os ossos, estimulando a sua densidade.

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4. Não apenas benefícios físicos: caminhar também é bom para nossa mente

Está certo. Muitos são os estudos que mostram que essa atividade consegue, como poucas outras, melhorar nosso humor, liberando a mente, favorecendo a concentração em coisas importantes e, portanto, reduzindo os possíveis riscos de nos encontrarmos em situações depressivas. Pense por um momento: não é maravilhoso e relaxante se imaginar no meio de um passeio tranquilo, talvez rodeado de verde?

Resumindo: 30 minutos de caminhada por dia são realmente perfeitos para recuperar um pouco da saúde, não só física, mas também psíquica, e a ciência prova isso. Só temos que superar a preguiça e encontrar tempo para sair e começar uma bela caminhada.

Tags: ÚteisBem-estarSaúde
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