4 dicas para aliviar a dor das cãibras musculares noturnas, um problema tão comum quanto irritante - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
4 dicas para aliviar a dor das cãibras…
Este grupo de motociclistas e fisiculturistas cuida de animais salvando-os do abandono e dos abusos A improvável amizade entre um gato de rua e um lince: felinos inseparáveis do zoológico de São Petersburgo

4 dicas para aliviar a dor das cãibras musculares noturnas, um problema tão comum quanto irritante

Por Roberta Freitas
2.073
Advertisement

Cãibras musculares noturnas são um problema que afetam pelo menos 60% da população adulta, de acordo com o médico de família americano, mas as mulheres são as mais afetadas. Certamente, terá acontecido a todos, pelo menos uma vez na vida, de acordar com um sobressalto devido a uma dor intensa na panturrilha que impede de fazer os movimentos corretos. Esses são, é claro, espasmos musculares involuntários que, como você pode ter experimentado, causam dor significativa. Como se isso não bastasse, eles também interrompem abruptamente o sono, dando-nos a sensação de no dia seguinte estarmos ainda mais cansados. Dentro de 10 minutos, os músculos começam a relaxar naturalmente novamente, mas existem alguns conselhos que você pode seguir caso tenha um episódio desagradável desses.

via: Healthline

Os especialistas são incapazes de dizer com certeza quais são as causas das cãibras noturnas, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento de episódios dolorosos. Por exemplo, os espasmos musculares que afetam as pernas podem estar ligados à posição dos pés: dormir com a perna e o pé esticado, em posição de flexão plantar, aumenta as chances de contração dos músculos.

De qualquer forma, é possível identificar alguns fatores que têm maior influência no aparecimento de cãibras noturnas nas pernas:

  • vida muito sedentária;
  • exercício excessivo;
  • posição sentada incorreta:
  • ficar em pé por muito tempo;
  • encurtamento dos tendões.

O que fazer em caso de cãibra noturna?

Para aliviar a cãibra, você pode recorrer a um método simples:

  • Massagear a perna. Em particular, massageie o músculo dolorido até que ele possa relaxar.
  • Alongar. Se a cãibra estiver na panturrilha, estique a perna e flexione o pé.
  • Tentar aquecer o músculo afetado. O calor pode ajudar a relaxar os músculos tensos. Você pode tentar usar uma garrafa de água quente ou tomar um banho.
  • Tome um analgésico se a dor persistir mesmo após o desaparecimento da cãibra. Consulte o seu médico e certifique-se de que você pode tomar medicamentos como ibuprofeno ou acetaminofeno antes de recorrer a esta solução.
Advertisement

O que você pode fazer para evitar cãibras noturnas:

  • Beba muitos líquidos;
  • Faça bicicleta em casa;
  • Mude sua posição durante a noite;
  • Evite roupas de cama muito pesadas;
  • Escolha calçados adequados.

Convidamos você a consultar seu médico caso as cãibras noturnas sejam persistentes. Queremos lembrá-lo de que este artigo não pretende substituir de forma alguma as indicações do seu médico.

Tags: ÚteisBem-estarSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado