5 benefícios do alho, uma planta de propriedades nutrientes que é amiga da nossa saúde - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
5 benefícios do alho, uma planta de…
15 fotos emocionantes que mostram melhor que as palavras a ligação entre pais e filhos Anunciam que no avião está uma bebê recém adotada: todos os passageiros dão os parabéns aos novos papais

5 benefícios do alho, uma planta de propriedades nutrientes que é amiga da nossa saúde

Por Roberta Freitas
6.375
Advertisement

Já era conhecido no Egito Antigo e, ao longo da história, tornou-se um produto da natureza cultivado e apreciado praticamente em todo o mundo. Estamos falando de alho (Allium sativum), uma planta bulbosa que, juntamente com a cebola, cebolinha e alho-poró, é um dos condimentos mais utilizados no mundo.

A fama do alho, no entanto, não termina na cozinha. Suas propriedades terapêuticas, folclóricas e curativas são universalmente conhecidas em muitas culturas, desde tempos remotos. Nesse sentido, numerosos estudos vinculam-no a tantos efeitos benéficos para a saúde. Anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, nutritivo e excelente para o coração: descubra por que o alho é realmente ótimo para o nosso corpo.

via: Healthline

1. Nutre muito, mas com poucas calorias

Vitamina C, vitamina B6, manganês e muitos outros nutrientes estão contidos no alho. E com pouquíssimas calorias. Também por esse motivo, o alho é verdadeiramente um amigo do bem-estar.

2. Pode prevenir doenças respiratórias e aliviar sintomas de resfriado

Vários estudos demonstraram a eficácia desta planta no alívio dos sintomas de doenças respiratórias e infecções. O motivo está nas propriedades antibacterianas das quais é rico, graças à alicina.

3. Pode baixar a pressão sanguínea e controlar o colesterol

A hipertensão, um dos fatores de risco mais altos relacionados a doenças cardiovasculares e derrames, pode ser controlada e reduzida usando o alho. Da mesma forma, os suplementos à base de alho se mostraram eficazes no controle dos níveis de colesterol LDL, também chamado de "ruim", novamente com base em várias pesquisas realizadas sobre o assunto.

image: Pxhere

4. Contém antioxidantes e é excelente para prevenir o envelhecimento celular

O dano causado pelos radicais livres é agora conhecido. Essas substâncias estão diretamente ligadas ao envelhecimento celular e do cérebro. Inútil dizer que, graças aos seus antioxidantes, o alho também pode ajudar a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e demência.

5. Pode ajudar a melhorar o desempenho atlético

Na Grécia antiga, o alho era usado para melhorar o desempenho físico dos atletas olímpicos; no Egito, acredita-se que seja um meio de subsistência para os trabalhadores. Uma coisa é certa: o alho, graças às suas propriedades benéficas para o coração e a pressão, consegue melhorar o desempenho do corpo quando está sob estresse. Os estudos em humanos a esse respeito não são muitos, mas os que foram feitos demonstraram essas melhorias.

Advertisement

Temos certeza que ainda poderíamos escrever muito sobre o alho.. Além disso, é um alimento tão rico em história, propriedades e tradições que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode encontrar efeitos positivos na saúde. Aqui, relatamos alguns que foram comprovados pela ciência.

De qualquer forma, lembramos que este artigo é meramente informativo e que os conselhos contidos nele nunca podem substituir a opinião de um médico. Para qualquer dúvida, esclarecimento ou problema relacionado à saúde, é sempre melhor consultar a opinião de um especialista.

Tags: ÚteisBem-estarSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado