As incríveis propriedades benéficas do louro: uma planta amiga da nossa saúde

por Roberta Freitas

02 Setembro 2019

As incríveis propriedades benéficas do louro: uma planta amiga da nossa saúde
Advertisement

Amplamente utilizado como tempero de cozinha, o louro é uma planta com inúmeras e incríveis propriedades benéficas. Conhecida e usada desde os tempos antigos em toda a bacia do Mediterrâneo, esta espécie vegetal é um excelente antibacteriano, contém antioxidantes e pode substituir dignamente o sal como um condimento para dar sabor aos alimentos.

Aqui está como e em quantas maneiras o louro pode se tornar um aliado diário e valioso para a saúde.

via Passeportsante

Advertisement
Wikipedia

Wikipedia

Louro pode prevenir e aliviar: cistite, artrite, retenção de água, infecções de pele, dores de cabeça, infecções de ouvido, fadiga, inchaço, vermelhidão, sintomas pré-menstruais e diabetes. Possui alto teor de fibras, vitaminas A, B e C, é rico em potássio, magnésio, ferro e inúmeras substâncias úteis para combater a proliferação de células cancerígenas (ácido cafeico, catequina, quercetina, eugenol).

Existem muitas maneiras de tomar os ingredientes ativos desta planta e uma delas é por infusão. Colocar 6 folhas de louro em 250 mililitros de água fervente cria um tipo de chá que deve ser resfriado e consumido pela manhã quando você acorda ou à noite antes de ir para a cama. A planta também pode ser usada para produzir óleos essenciais para uso tópico ou como "sal de banho", com um efeito relaxante e regenerador.

Advertisement
Pixabay

Pixabay

O louro é eficaz no combate à caspa, como repelente de insetos, como remédio para sintomas de gripe e resfriamento, para irritações na pele, como calmante contra o estresse e a ansiedade.

Apesar de ser uma substância natural e positiva para o bem-estar, é aconselhável sempre consultar seu médico antes de tomá-lo, para evitar problemas devido a contra-indicações subjetivas de uso. O louro deve ser evitado durante a gravidez ou lactação, na presença de doença cardíaca ou renal. Um aviso importante é distinguir com segurança a planta em questão de sua contraparte tóxica, ou seja, o oleandro, que é apenas ornamental.

Advertisement