Nutrientes, antioxidantes e muito mais: 6 benefícios dos mirtilos, frutas pequenas, mas com ótimas propriedades - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Nutrientes, antioxidantes e muito mais:…
Uma menina foi pisoteada pela multidão que tentava comprar papel higiênico no supermercado Milão, com os humanos fechados em casa, os coelhos voltam para os parques e jardins da cidade

Nutrientes, antioxidantes e muito mais: 6 benefícios dos mirtilos, frutas pequenas, mas com ótimas propriedades

Por Roberta Freitas
1.664
Advertisement

Pequeno, mas de grande ajuda. Assim, poderíamos resumir brevemente os mirtilos, frutas que, apesar de pequenas, são verdadeiros elixires de saúde e bem-estar. São frutas de bosque por excelência, fazem parte do gênero Vaccinium, crescem em arbustos eretos e ramificados e são cultivadas em muitas áreas do planeta. Açucarados, mas ao mesmo tempo levemente ácidos, são capazes de satisfazer os gostos de muitas pessoas e são ideais para enriquecer diferentes tipos de doces, receitas e infusões.

Além do sabor, no entanto, o que torna os mirtilos muito especiais são as muitas propriedades benéficas para a saúde. Se parecer estranho que esses pequenos produtos da natureza sejam tão saudáveis, espere até ler esta lista de qualidades comprovadas pela ciência. Nutrientes, antioxidantes, excelentes para a pressão e o cérebro: aqui descrevemos os seus 6 benefícios.

via: Healthline
image: Pixabay

1. Baixo em calorias, mas alto em nutrientes

Vitamina C, vitamina K, fibra e manganês: se você precisar, saiba que pode confiar nos mirtilos, sem correr o risco de consumir muitas calorias e carboidratos comendo-os.

2. Antioxidantes, protegem contra o envelhecimento e podem ajudar contra o câncer

Os mirtilos estão entre as frutas e legumes mais ricos em propriedades antioxidantes de todos os tempos. Isso se deve aos flavonóides, substâncias particularmente conhecidas por terem efeitos positivos na saúde. Precisamente por causa disso, os mirtilos podem combater os radicais livres ligados ao envelhecimento do DNA, o que, por sua vez, é um fator de risco para o câncer.

3. Eles podem evitar danos relacionados ao colesterol "ruim" e diminuir a pressão arterial 

As substâncias de que os mirtilos são ricos podem ser capazes de neutralizar o colesterol LDL, ou seja, o que se acredita ser prejudicial à saúde, reduzindo sua quantidade no sangue, como demonstrado por vários estudos realizados sobre o assunto. Outra pesquisa também mostrou que a ingestão regular de mirtilos ajuda as pessoas com pressão alta a controlar seus níveis.

image: Pxfuel

5. Eles podem ajudar a manter o cérebro ativo e melhorar a memória

O estresse oxidativo, também no cérebro, é um fator de envelhecimento com o qual devemos lidar. Graças aos antioxidantes contidos nos mirtilos, o cérebro pode ser ajudado a permanecer um pouco "mais jovem" e protegido do declínio.

5. Eles têm propriedades que ajudam a evitar a diabete

Graças às antocianinas, substâncias pertencentes à família dos flavonóides, algumas pesquisas sugerem que os mirtilos podem ter efeitos positivos na sensibilidade à insulina e no metabolismo da glicose. Isso significa que, graças a eles, é possível manter os níveis de açúcar no sangue controlados, para benefício daqueles que sofrem de diabetes.

6. Ajuda contra infecções do trato urinário

Os mirtilos e, em particular, os cranberries, contêm substâncias que conseguem impedir que certas bactérias - como Escherichia Coli - se liguem às paredes da bexiga.

Advertisement
image: Pxhere

Parece claro que, tomado em sucos, infusões ou nas muitas outras formas em que pode ser preparado, o mirtilo é um aliado saboroso e precioso da nossa saúde.

Como sempre, lembramos que o conteúdo deste artigo é meramente informativo, e os conselhos contidos aqui não podem em caso algum substituir os conselhos de um médico. Para qualquer dúvida ou problema relacionado à saúde, é sempre aconselhável entrar em contato com um especialista.

Tags: ÚteisBem-estarSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado